Como a raiva pode melhorar o desempenho no trabalho



Apesar de ser um sentimento ruim, a raiva pode ser trabalhada a seu favor, se for bem gerenciada. Quem afirma é a especialista em medicina comportamental Vera Martins, autora do livro Tenha Calma! (Editora Campus/Elsevier). Nos últimos dois anos, ela ouviu 220 profissionais brasileiros e analisou como eles lidam com essa emoção. Já que a raiva existe - e todo mundo sente -, é melhor aprender a reagir quando ela aparece. Em entrevista, Vera conta como extrair o melhor dos seus momentos de fúria.

No livro, a senhora diz que é um mito pensar na raiva como um mau sentimento. Por quê?

Aprendemos que a raiva ameaça o bem-estar e que manifestá-la pode ocasionar perdas e danos — para nós mesmos e para quem está próximo. É normal acreditar que reprimir esse sentimento é a melhor saída. No ambiente de trabalho, essa crença não só se aplica como é exacerbada. No escritório, as pessoas reprimem a própria raiva ainda mais veementemente. No entanto, quando bem expressada, a raiva pode ajudar no desenvolvimento profissional.


Sua pesquisa mostra que 48% dos profissionais adotam estratégias defensivas quando estão com raiva, como guardar o rancor para si em vez de conversar sobre o assunto, por exemplo. Qual o perigo de atitudes como essa?

O medo de perder o emprego faz com que os profissionais se tornem passivos e interiorizem a raiva. Essa postura é terrível porque aumenta o estresse emocional e os níveis de rancor com a empresa. Os resultados são funcionários desmotivados e ausentes, que fazem pouco esforço para brilhar e crescer na carreira. E, em casos graves, os profissionais podem até entrar em depressão.

Como usar a raiva de maneira positiva no escritório?


Para extrair o melhor da raiva, o primeiro passo é assumir o sentimento, admitir que ele existe e precisa ser controlado. Depois, é necessário entendê-lo: é uma raiva justa? O problema realmente existe ou é fruto da imaginação? Essas perguntas ajudam na racionalização do sentimento e no autoconhecimento. Se você concluir que tem razão de estar ofendido, encare a situação. Converse com o causador da raiva, mostre quais são seus limites e proponha alternativas para solucionar o problema. Fora do escritório, fazer atividades prazerosas, como ouvir música, caminhar ou ir ao cinema, ajuda a relaxar e a encarar os momentos de tensão com mais tranquilidade.

No ambiente de trabalho, ter reações emocionais é ruim?

Não necessariamente. A raiva tem força para impulsionar as pessoas: pode ajudar um profissional a repensar seus planos e a desenvolver novas alternativas. Mas é arriscado tomar decisões sob o efeito exclusivo dos sentimentos. Isso coloca em jogo a credibilidade do profissional, que, por deixar a razão de lado, pode ficar vulnerável e tomar decisões erradas. É preciso se acalmar antes de agir. Caso contrário, a expressão emocional pode parecer, aos olhos dos colegas e da chefia, uma fragilidade.
 
No dia a dia de trabalho, quais situações mais estimulam a raiva?

Segundo a pesquisa que realizei para o livro, os cinco gatilhos mais citados foram injustiça (levar a culpa por erros dos outros); falta de comprometimento (um colega ou chefe que não cumpre prazos, por exemplo); falsidade (saber que um colega falou mal de outro pelas costas); traição (ter as promessas frustradas) e falta de reconhecimento por parte do gestor ou da empresa.


O que fazer para não explodir com o chefe ou com os colegas?

É um conselho antigo, mas valioso: respire fundo. Inspirar e expirar lentamente durante alguns minutos proporciona a oxigenação do cérebro e o relaxamento do sistema límbico, responsável pelas emoções. Se mesmo depois disso o nervosismo persistir, o melhor a fazer é pedir um tempo para tomar as decisões. Assim, a cabeça esfria, o raciocínio volta ao normal e o profissional não corre o risco de cometer erros por causa de emoções mal trabalhadas.

Como um clima de trabalho ruim pode interferir no surgimento da raiva do profissional?

A raiva aparece quando a pessoa sente que estão violando suas crenças internas. Quanto mais ameaçador for o ambiente de trabalho, mais propício para o surgimento da emoção. Por isso é tão importante que o relacionamento entre os funcionários e a chefia seja saudável. O subordinado precisa se sentir importante.

Os gestores podem ajudar a gerir a raiva de seu pessoal?

O papel do líder como educador é fundamental para transformar a raiva em resultados. Um bom chefe ajuda a cuidar da emoção de seus funcionários. Para isso, é fundamental ouvir as reclamações e levar a sério a raiva que cada componente da equipe sente. Compreendendo o time, um bom gestor consegue ser imparcial para analisar se a raiva é justa e indicar soluções. Isso é transformar a raiva em resultado. Os profissionais, que trabalham com um líder maduro, sentem prazer no trabalho.

De que maneira as empresas devem se posicionar para administrar conflitos e estimular um ambiente tranquilo?

A empresa deve criar um ambiente de trabalho propício à liberdade de expressão. Assim, o profissional se sente seguro para expressar sua raiva e solucioná- la. Com líderes maduros emocionalmente, é grande a probabilidade de ter funcionários calmos.

Preciso ler esse livro, URGENTE!!!

Comentários

  1. Adorei o post.
    ótima informação.

    http://www.guiamodamulher.com/

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  2. ñ so vc, eu tb!!! pessoa p sentir mais raiva q eu ta dificil rsrsrsrs

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  3. E eu preciso de um novo chefe urgentemente!

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